Mairinque da exemplo de coletividade e baixa tafira de ônibus

mairinqueDo contrário de que muitas prefeituras defendem, juntamente com empresários de ônibus e até alguns usuários que deslumbram este tipo de prática comum no Brasil, é possível sim uma administração municipal reduzir a passagem de ônibus. Um novo exemplo que surge é a cidade de Mairinque, no Interior Paulista.

Veja também: Cidade Fluminense baixa tarifa para R$ 1,00

O fato se deu através de um acordo entre o poder público e a empresa Jundiá, operadora dos ônibus, diferente do que ocorreu em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde a redução ocorreu por determinação da Justiça, e em Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, após manifestações da população e decisão da prefeitura.

A redução passa a valer nesta segunda-feira, dia 15 de abril, e é prevista o novo contrato com a viação, que prevê ainda a ampliação da frota e a colocação de veículos novos em operação.

Novas linhas e horários estão sendo estudados pela empresa Jundiá e prefeitura.

De acordo com a prefeitura, ainda no setor de transportes, estudantes com até 12 anos de idade só poderão ser transportados nas vans e ônibus escolares com a presença de um monitor, além do motorista.

Quem ganha? Além da população que terá mais acesso ao transporte, além da redução de congestionamentos, reduzindo por sua vez a poluição. A prefeitura a longo prazo, ganha também com menos gastos no tratamento de pacientes com doença respiratória.

Por Renato Lobo

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.