Foto: Richard Mendelsohn
Trens da frota 500 que operam na Linha 5-Lilás estariam cheirando mal, segundo reportagem do jornal Metro. De acordo com a reportagem, “mofo, toalha molhada e esgoto são algumas das sensações que os passageiros têm ao usar os trens da Linha 5-Lilás do Metrô”. A publicação da conta de que passageiros teriam reclamado nos canais de comunicação do jornal.
Já a ViaMobilidade, concessionária que administra a linha, disse que as composições passam por higienização periódica e que os equipamentos de ar-condicionado tem manutenção regular, conforme a legislação e as orientações do fabricante.
Esta não é a primeira vez que ocorre este tipo de percepção do usuário na malha metroviária paulista. Em 2011, os trens da frota G, quando operavam na Linha 2-Verde, tiveram o mesmo problema.
Havia relatos de cheio de urina, segundo reportagem do G1. Mas, posteriormente o odor diminuiu, e não houve mais este tipo de reclamação.
Este mal cheiro é muito frequente qd se aproxima da Estação Hospital São Paulo.
Esse cheiro horrível já foi algumas vezes reclamado por mim antes da concessão pois era mais fácil pois tinham um canal mais acessível. Hoje o cheiro continua e para reclamar só através de 0800 e não tomam nenhuma providência. Vide cheiro e ambulantes.
Nao é de agora o cheio ruim. Os trens da frota F tinham um cheiro muito forte também, como se fosse um “cachorro sujo e molhado”. Você entrava no vagão e o cheiro era quase insuportável. Acredito que a equipe de limpeza dos trens passem pano molhado nas composições e não passem um seco logo em seguida, causando assim o tal cheiro ruim.
Além disso, esses trens precisam de um banho urgente!!! Estão, literalmente, só o pó!!!