Com o aumento no número de usuários na Linha 15-Prata, e por consequência, novos passageiros na Linha 2-Verde, o Metrô de São Paulo vem adotando estratégias para melhorar o deslocamento das pessoas que utilizam o sistema metroviário.
O antigo ramal paulista deve receber mais pessoas, já que o monotrilho deve ter seu fluxo de usuários triplicado, com a chegada do meio de transporte em São Mateus.
De acordo com o chefe do Departamento de Controle Centralizado do Metrô de São Paulo, Tadeu Alves, a empresa vem testando atendimentos com trens vazios iniciando os serviços na estação Vila Prudente, ponto de interligação entre as duas linhas. As declarações foram dadas durante um encontro com sites e blogs especializados em mobilidade.
Trens vazios em Vila Prudente
Alves explica que as composições evacuam os passageiros na estação Sacomã, no sentido Vila Prudente no pico da manhã, e então são deslocadas até a estação inicial, para prestar serviços com usuários no sentido da Vila Madalena.
Trens vazios em Trianon – Masp
Outra ação é o envio de trens vazios prestando serviço no pico da tarde, nos sentido da Vila Prudente a partir de Trianon – Masp, para atender com mais conforto os usuários desta estação, e das demais, já que em Consolação, existe um alto número de passageiros que embarcam na Linha 2.
Ok… Vila Prudente é a estação terminal, obviamente teriam trens vazios saindo de lá, agora por que trianon e não consolação?
” já que em Consolação, existe um alto número de passageiros que embarcam na Linha 2.”
Essa estratégia no pico da manhã é aparentemente meio estranha.
O ideal e lógico seria que todos os trens que chegassem à estação Vila Prudente (L2), nesse horário, estivessem com zero de ocupação (após o desembarque, claro). Mas a realidade da viagem negativa não permite isso, ainda mais pelo “azar” de a estação seguinte ser de grande movimento (Tamanduateí)… rs.
O que poderiam fazer é colocar restrição ao embarque em Tamanduateí (e talvez até em Sacomã também) na plataforma 2 (sentido Vila Prudente). Deixando apenas 1 carro livre e os outros 5 só para embarque preferencial/exclusivo.
Que falta que está fazendo uma área para manobra após Vila Prudente, hein?! Quando começarem a escavar e construir os túneis a partir do ano que vem (expansão da linha), poderiam aproveitar para viabilizar isso. Afinal, a linha ainda vai permanecer alguns anos pelo menos com o terminal onde está, mas por outro lado, os primeiros túneis a ficarem prontos serão naturalmente aqueles logo após Vila Prudente.
Alguns meses atrás, a informação que eu tinha era que esses trens esvaziados em Sacomã eram manobrados entre esta estação e Tamanduateí (região de entrada/saída de pátio) e retornavam sentido Vila Madalena, podendo parar para começarem a prestar serviço vazios a partir de qualquer estação de Sacomã em diante (mas normalmente eles só paravam em Imigrantes).
Será que isso mudou??
Existem projetos para extensão da Linha 5-Lilás (Chácara Klabin) e a Linha 15-Prata (Vila Prudente) fazer terminação até a Estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa e caso não se faça esta correção de forma urgente e prioritária, existem previsões de grandes tumultos, principalmente quando a Linha 15-Prata estiver concluída.
Infelizmente planejamento e logística nunca foi o forte dos gestores (PSDB) do Metrô-SP principalmente da gestão anterior, preferem ficar anunciando e iniciando Linhas de forma concomitante sem concluir as que estão em construção.