As composições da Série 9500 adquirido pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, foram fabricadas pela Hyundai Rotem entre os anos de 2017 e 2019. Mas, em poucos anos de uso, o material rodante que deveria ter a cor vermelha da operadora, como as demais, estão ficando rosas.
Informação apurada pelo Via Trolebus da conta de que algumas unidades foram repintadas. Os 30 trens da série prestam serviços na Linha 7-Rubi, entre o Brás e Francisco Morato, além de sua extensão até Jundiaí.
Cada trem tem 170 metros de comprimento, e capacidade de transportar até 2.600 passageiros. Os 9500 podem chegar até 90 km/h.
A capacidade máxima real dos trens dessa série é de cerca de 2 mil passageiros (deve ficar em algo entre 2 mil e 2000 e algumas dezenas), considerando o padrão “aceitável” de lotação máxima de até 6 pessoas em pé por metro quadrado.
Com 2600 passageiros, a densidade de lotação seria absurda, com 8 pessoas por metro quadrado! Portanto, muito acima do estipulado.
Sendo assim, pelo menos no quesito operacional, não se considera a capacidade do trem para mais de 6 pessoas por metro quadrado.