Alberto Epifani – Coordenador de Planejamento e Gestão, em palestra no fórum “Interoperabilidade sobre Trilhos”, do Instituto de Engenharia, revelou um mapa com mudanças em extensões do Metrô, além de alterações em estações previstas.
Durante o processo de implantação de uma linha metroviária é comum as alterações, com o objetivo de tornar o futuro ponto de embarque mais familiarizado com a região.
Das mudanças de nomes, o mais expressivo foi da Linha 19-Celeste, um futuro eixo metroviário que vai ligar São Paulo a Guarulhos, com 15 estações. A Linha 19-Celeste, estação Anhangabaú – estação Bosque Maia está projetada para uma extensão operacional 16,9 km, 1 Pátio de estacionamento e manutenção Vila Medeiros,
Estacionamentos Bosque Maia, Catumbi e Bixiga, 19 Poços de ventilação e Saída de emergência – VSE e 2 Subestações Primárias.
Entre as mudanças estão:
- Estação Guarulhos que agora se chama Estação Guarulhos Centro;
- Estação Jardim Brasil para Estação Vila Sabrina;
- Estação Jardim Japão que agora será Estação Cerejeiras;
- Estação Curuçá que passou a ser Estação Santo Eduardo;
- Estação Pari que virou Estação Cerealistas.
Estudo decisivo
O Governo de São Paulo assinou contrato para elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste do Metrô em dezembro de 2021, etapa importante para implantação do futuro eixo de transportes que vai ligar São Paulo até Guarulhos.
Segundo o relatório integrado 2022 da companhia, atualmente estão em execução os serviços de Sondagens e Ensaios Geotécnicos e o Projeto Básico, com previsão de conclusão em setembro de 2023.
Fala Renato, sou guarulhense e achei ótimo a noticia que este artigo traz.
Achei ótimo a mudança de nome ‘Estação Guarulhos’ para ‘Estação Guarulhos Centro’ por dois motivos:
Já existiu uma “Estação Guarulhos” no século passado, e uma réplica da mesma ainda existe no mesmo lugar (Praça IV Centenário), isto evitará bastante confusão, dado que a réplica fica bem próxima da futura estação;
Segundo motivo é óbvio, nosso município é bastante grande, colocar o nome de apenas uma estação com este nome extremamente simplificado pode gerar muita confusão, pensando que Guarulhos é apenas uma pequena região no centro histórico guarulhense, digamos, imagina se a Sé se chamasse apenas São Paulo, assim com a cidade, não pensa que isso traria muito problema?
Agora, eu acho que deveriam trocar o nome de ‘Estação Dutra’ para qualquer outra coisa. Entendo que deram por causa da Rodovia que passa ao lado, mas esse nome novamente pode causar confusão. Quem conhece Guarulhos sabe que existem o Distrito Jardim Presidente Dutra e o Bairro Presidente Dutra, este último ao leste do Aeroporto Internacional. Este nome pode gerar conflito pois há possibilidade de pensarem que estes locais estarão relacionados com a estação, quando na realidade, estão extremamente longes.
Acho que uma alternativa perfeita para Estação Dutra seria “Estação Giuseppe Saraceni”, já que em 2010 a Prefeitura demoliu o antigo casarão histórico que ali ficava (aparentemente passando por cima do seu tombamento). Ironicamente a estação ficará praticamente em cima das ruínas do antigo casarão, seria ótimo essa mudança de nome, trazendo de volta a história de um lugar que tentaram apagar.