Pátio Morro Grande da Linha 6 do metrô recebe trilhos e dormentes

Divulgação: Linha Uni

As obras do Pátio Morro Grande ultrapassaram os 50% de conclusão, segundo comunicado da Linha Uni, responsável pela Linha 6-Laranja do metrô.

O local deve ser o cérebro da Linha que vai ligar a Brasilândia e São Joaquim, com previsão de entrega a partir de 2026.

Segundo a empresa, já foram instaladas 874 toneladas de coberturas metálicas, que vão compor a área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que irão operar a Linha 6-Laranja. O espaço, que possui uma área de mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol –, também vai abrigar o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária e já recebeu a entrega dos primeiros trilhos a ser instalados no traçado da nova linha metroferroviária de São Paulo.

Foi informado ainda que foram entregues 1.018 trilhos entregues, em fevereiro, medindo 18 metros de comprimento cada um e com um peso total de 1.092 mil toneladas.

No mês de junho, o Pátio Morro Grande recebeu 2.108 unidades de dormente de concreto para as linhas da via permanente. No local há dois tipos de dormentes: o de via e dos Aparelhos de Mudança de Via (AMV’s). No total, são 9.645 unidades para a via permanente e mais de 1.000 para os 28 AMV’s. Os dormentes serão instalados a cada 65 cm um do outro A extensão total de via permanente no pátio é de 6,2 quilômetros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.