Durante entrevista a Rádio CBN, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, informou que quer retirar os trólebus de circulação.
“Quero tirar aquilo”, informou o prefeito se referindo a um sistema que opera na capital desde 1949, e que conta com uma infraestrutura montada.
Nunes atacou o sistema trólebus na mesma fala em que diz que sua gestão aborda questões climáticas. Menciona que metade da poluição do ar vinda de veículos, são dos ônibus a diesel.
A atual gestão tem planos de incluir novos ônibus elétricos a bateria. Na semana passada, entretanto, o prefeito reduziu a promessa de inserção dos novos veículos. O prefeito falou em 800 ônibus para 2023, quando em 2022, havia a expectativa de 1,6 mil elétricos até o fim desde ano.
Já sobre os trólebus, se o prefeito conseguir colocar em pratica seu plano, São Paulo estará indo na contramão de alguns países da Europa e Ásia que estão modernizando suas frotas de trólebus. As localidades estão investindo em um tipo de tecnologia que une o trólebus com o veículo a bateria, quando o ônibus é carregado pela própria conexão na rede elétrica.
Os trólebus desempenharam um papel significativo na redução da poluição do ar na cidade, Renato as informações acima viram reflexão em meu portal, conto com sua leitura lá deixarei o link diretamente no campo website. Obrigado.
Ônibus elétrico com energia gerada à carvão não é solução.
Cadê os a hidrogênio, isso sim é solução !
Os trolebus são ideais para corredores exclusivos como é o caso da Marques de São Vicente e Nove de Julho – Santo Amaro. Os trolebus também têm uma maior vida útil e não precisam utilizar baterias de lítio que têm impacto ambiental seja na extração do lítio ou no descarte das baterias. Aliás o Expresso Tiradentes, no projeto original, era para ser operado com trolebus biarticulados, que estavam sendo desenvolvidos no Brasil.
Mais um gestor que desconhece da realidade mundial, vive no mundinho dele!
Trólebus operam sem problemas em toda a Europa, Equador, Chile, Argentina, México… e aí ele chama de “aquilo é antigo”. Ricardo Nunes só é prefeito porque Bruno Covas morreu e pra poder ser chamado de prefeitinho medíocre teria que melhorar muito na vida.
Sou totalmente contra a opinião desse prefeito lixo. Sou a favor do sistema trólebus na cidade de São Paulo, pois os mesmo além de serem silenciosos, tem uma tecnologia limpa e sustentável, sem contar que o trolebus ele tem história e um patrimônio da cidade e não podemos deixar esse lixo acabar com o que restou do sistema hoje na cidade. E hora de unirmos forças e ir as ruas manifestar, fazer baixo assinado, procurar o ministério público e abrirmos a boca. Pois quem paga o sistema é despesas da cidades somos nós. E digo mais, com tanta tecnologia nova hoje temos o E-troll que funciona muito bem, veja o exemplo os países da Europa, Ásia tudo investindo e ampliando o sistema trolebus, enquanto em São Paulo anda na contra mão.