A Siemens Mobility assinou um contrato para fornecer trens com operação automatizada assistida em um projeto ferroviário no estado alemão de Baden-Württemberg.
O contrato de € 300 milhões foi estabelecido pela agência de material rodante Instituto Estadual de Veículos Ferroviários de Baden-Württemberg (SFBW) e prevê 28 unidades do modelo Mireo EMUs, cada um com três carros. Os comboios serão entregues entre novembro de 2025 e abril de 2026. A empresa ainda vai fornecer 10 anos de manutenção com opção para mais 20.
O SFBW está comprando novos trens para o projeto Digital Node Stuttgart, uma vez que os veículos existentes devem ser retirados de serviço para modernização com equipamento de controle de trem a bordo capaz de suportar automação. Espera-se que a modernização de toda a frota leve pelo menos 10 anos, e um alto grau de flexibilidade é necessário.
Os novos trens devem operar com Sistema europeu de controlo ferroviário – ETCS e GoA2. Os trens contarão com 218 assentos, e devem rodar inicialmente na região de Stuttgart como parte do projeto piloto e, posteriormente, em Baden-Württemberg e em países vizinhos. A aprovação também será obtida para operação na Áustria e em rotas transfronteiriças para a Suíça.
Deixe uma resposta