Metrô Rio e VLT Carioca oferecem passe livre para doação de sangue

Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo, os modais de transporte do Rio se unirão ao Hemorio para promover a doação de sangue. A campanha pioneira, chamada Rota Solidária, faz parte das ações do Junho Vermelho e ocorrerá de 10 a 14 de junho, período que inclui o Dia Mundial do Doador de Sangue.

O objetivo da campanha é facilitar a integração entre doadores e o Hemorio oferecendo passagens gratuitas, com a meta de aumentar os estoques de sangue durante o mês dedicado à conscientização sobre a importância da doação para salvar vidas. Este ano, serão oferecidas 5,2 mil gratuidades para a campanha.

“Após o sucesso do ano passado, a Rota Solidária chega à sua segunda edição ampliada, com a participação de mais empresas do setor de mobilidade, unidas no propósito de incentivar a doação de sangue. Esta campanha já se tornou uma tradição do Junho Vermelho e estou certo de que este ano superaremos o número de doações de 2023. Esta é uma ação para a população do estado do Rio, sempre disposta a ajudar o próximo”, afirma o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

Participam da iniciativa as concessionárias MetrôRio, VLT Carioca, Semove, CCR Barcas e SuperVia, o aplicativo Uber, as empresas de bilhetagem eletrônica Riocard Mais e Jaé, além do apoio do America Football Club, que levará o mascote Sangue Bom aos modais de transporte.

Como participar

Para participar da Rota Solidária, os doadores devem ir ao Hemorio, localizado na Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, das 7h às 18h, e informar qual modal utilizaram. Após a doação, serão fornecidas duas passagens para cobrir os custos do deslocamento. No caso dos usuários da plataforma Uber, haverá um desconto de até R$10 em viagens para o Hemorio com o código promocional HEMORIO. Para usar o código, o doador deve acessar “Carteira”, rolar até “Adicionar código promocional” e digitar o código HEMORIO. O desconto só será aplicado para viagens com origem ou destino no*Balanço**

Na primeira edição da Rota Solidária, foram coletadas 3.117 bolsas de sangue. A meta da campanha é engajar ainda mais pessoas neste ato de amor ao próximo e aumentar o número de doações, que no ano passado foi 52% maior do que em 2022. Este ano, com a adesão de todos os modais de transporte, o Hemorio pretende alcançar um aumento de 70% nas doações em relação a 2023.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é necessário que 1,5% a 3% da população doe regularmente. Atualmente, o Brasil conta com 1,8% de doadores. Anualmente, são coletadas cerca de 3,5 milhões de bolsas de sangue no país.

A doação é fundamental para garantir suporte às unidades de saúde do estado do Rio.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.