Detalhes da nova estação de trem na Rua Itapura no Tatuapé

Reprodução: Google

O projeto de concessão das Linhas 11, 12 e 13 da CPTM inclui a expansão do trem que atende ao Aeroporto de Guarulhos, estendendo o percurso do Aeroporto de Guarulhos até Bonsucesso e de Gabriela Mistral até o Parque da Mooca.

De acordo com um artigo publicado neste site, a segunda extensão é considerada um investimento contingente, pois, de acordo com um estudo funcional da CPTM, a demanda é baixa e pode diminuir com a expansão da malha metroferroviária. Em outras palavras, a realização do projeto dependerá das próximas gestões.

Uma das estações prevista é a Itapura, que fica no bairro do Tatuapé.

Segundo o estado funcional, a estação foi projetada para ser localizada na parte central da Rua Azevedo Soares, entre as ruas Antonio Camargo, Miguel Venditi e Itapura. Conforme descrito no projeto, essa localização cobre uma das áreas mais verticalizadas da região, dentro de um quadrilátero formado pelas ruas Apucarana, Aguapeí, Francisco Marengo e Azevedo Soares. Além disso, tangencia a parte norte do Jardim Anália Franco, uma das áreas mais densamente povoadas:

O documento cita ainda que a Rua Miguel Venditi será fechada para o tráfego, permitindo acesso apenas a veículos locais, e uma grande esplanada será criada no local. O fechamento dessa via visa incentivar o adensamento comercial, transformando a área em uma galeria comercial a céu aberto. A estação terá um único acesso principal voltado para a Rua Itapura, no centro da grande praça a ser criada.

O método de construção previsto inclui um poço lateral e o corpo da estação em NATM (Método Austríaco de Tunelamento), com uma profundidade estimada de cerca de 44 metros.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.