Metrô de capital no Brasil pode ter tarifa zero

VLT em operação no Metrô de Teresina durante o dia, parado em uma estação com as portas fechadas. Na imagem, o trem é visto na diagonal, de frente. O veículo é branco com detalhes em verde. A estação tem teto em formato circular com uma abertura no alto que permite entrada de luz natural. Há uma pessoa de pé, do lado direito da imagem vestindo camisa clara e calça jeans. No letreiro do trem, pode-se ler "Governo do Estado do Piauí".
VLT do Metrô de Teresina na plataforma de estação. 2021. Foto: Wesley Lustosa, CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

A partir de 2025, o Metrô de Teresina poderá oferecer tarifa zero, com o custo sendo subsidiado pelo Governo do Estado.

Segundo o site “Cidade Verde”, a Secretaria de Planejamento está incluindo a proposta no texto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, que está em fase de elaboração e será encaminhada à Assembleia Legislativa até 30 de setembro.

Atualmente, o Metrô transporta cerca de 4 mil passageiros por dia em seus 13,5 quilômetros, ligando o centro à zona Sudeste da capital. Com os investimentos em modernização, a capacidade de transporte poderá chegar a 12 mil passageiros diários, e o tempo de viagem será reduzido de 1 hora para 25 minutos.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.