SuperVia lança campanha contra viagens fora do trem

A concessionária operadora de trens urbanos no Rio de Janeiro, a SuperVia,lançou uma nova campanha para a conscientização de um transporte público mais seguro, visando combater o surf ferroviário.

Nos seus perfis oficiais nas redes sociais, a empresa divulga imagens capturadas pelas câmeras de segurança que mostram pessoas viajando penduradas no trem ou em cima dele.

São cenas com crianças e adolescentes se colocando em perigo real de vida, buscando adrenalina e se arriscando durante as viagens.

“Os recentes flagrantes mostram jovens ignorando completamente os riscos fatais ao participarem dessas manobras que podem resultar em quedas, choques elétricos e colisões. Além do perigo pessoal, esses atos afetam a circulação e a segurança de milhares de usuários do sistema diariamente. Estamos também pedindo o apoio do Conselho Tutelar”, afirmou Juliana Barreto, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da SuperVia.

Além de pedir a consciencia dessas pessoas na pratica ilegal, a concessionária pede a colkaboração dos passasgewiros com denuncias ao presenciar este tipo de ação.

Nesta quarta-feira (25), a SuperVia iniciou um reforço na segurança contando com a Polícia Militar para atuar nos pontos onde o problema é mais frequente, especialmente no ramal de Japeri.

Desde o início deste ano, já foram oito pessoas conduzidas para a delegacia pela prática criminosa, prevista no artigo 260, incisos I a IV, do Capítulo II (“Dos crimes contra a segurança dos meios de comunicação e transporte e outros serviços públicos”), uma previsão específica de crime para quem atua em linha de “impedir ou perturbar serviço de estrada de ferro.”

A pena prevista a prisão entre 2 a 5 anos, e multa, podendo ser agravada se do fato resultar em desastre ferroviário, com a reclusão de 4 a 12 anos, e multa.