Bruno Mars no Rio: montada operação especial de trânsito e transporte

A SuperVia anunciou que realizará uma operação especial nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2024, para atender os fãs do cantor Bruno Mars, que se apresentará no Estádio Nilton Santos (Engenhão).

De acordo com a empresa, para facilitar a ida ao show, trens diretos partirão da Central do Brasil para a estação Olímpica de Engenho de Dentro com intervalos de 40 minutos, das 16h50 às 20h.

Após o show, todas as estações estarão abertas apenas para desembarque, exceto a estação Olímpica de Engenho de Dentro, que ficará aberta até 00h30 para o embarque dos passageiros. Haverá trens diretos para a Central do Brasil e trens paradores que atenderão os ramais de Santa Cruz, Japeri e Deodoro, com intervalos entre 10 e 30 minutos.

A SuperVia também informou que a integração com o MetrôRio poderá ser feita somente na estação Central do Brasil.

Operação especial da Prefeitura

A Prefeitura do Rio de Janeiro montou um esquema especial de fiscalização de trânsito, ordenamento urbano, segurança e limpeza para os shows de Bruno Mars, que ocorrerão nos dias 16, 19 e 20 de outubro no Estádio Nilton Santos, no Engenho de Dentro, Zona Norte. Um efetivo de 655 agentes municipais atuará nos arredores do estádio em cada um dos dias de show, garantindo a fluidez na chegada e saída do público. A recomendação da prefeitura é que os fãs utilizem transporte público, já que as principais vias no entorno estarão bloqueadas e o estacionamento será proibido. Tanto trens quanto metrô operarão com esquemas especiais.

O Centro de Operações Rio (COR) terá uma equipe dedicada de 15 operadores por dia para monitorar os shows, com reforço de representantes da CET-Rio, Guarda Municipal, Secretaria de Ordem Pública, Subprefeitura da Zona Norte e das concessionárias SuperVia e MetrôRio. O videowall do COR exibirá um layout especial com pontos de monitoramento e bloqueios. Serão usadas 43 câmeras instaladas nas ruas próximas ao estádio, além de dois drones para monitoramento aéreo.

Esquema de segurança

A Civitas, a central de inteligência da Prefeitura do Rio, também terá um esquema especial para monitorar o evento. A Sala de Situação acompanhará o fluxo de veículos e pessoas, identificando movimentações suspeitas e acionando agentes de segurança em tempo real. O Cerco Eletrônico será usado para garantir a segurança pública no entorno do estádio.

Trânsito e bloqueios

A CET-Rio mobilizará 190 agentes por dia para orientar o público e garantir a fluidez do trânsito. Faixas e painéis de mensagens variáveis informarão sobre os horários de fechamento das vias e rotas alternativas. Técnicos da CET-Rio no COR monitorarão o trânsito em tempo real, ajustando a programação dos semáforos se necessário.

Local do estádio:

O acesso ao entorno do estádio será restrito, permitindo apenas a circulação de moradores mediante apresentação de comprovante de residência, sem permissão de estacionamento em áreas sinalizadas. Além disso, o estacionamento estará proibido em diversas vias, e a circulação de ônibus será limitada às linhas regulares da cidade.

Monitoramento eletrônico e interdições

As principais vias da região serão monitoradas por videomonitoramento, e agentes de trânsito atuarão em campo para garantir o cumprimento das regras. Haverá interdições de ruas próximas ao estádio entre os dias 16 e 20 de outubro, e desvios estarão sinalizados para orientar os motoristas.

Recomendações aos pedestres e motoristas

Os pedestres devem atravessar nas áreas sinalizadas ou seguir as orientações dos agentes de trânsito. Os motoristas são aconselhados a evitar a região do evento, já que as condições de circulação estarão alteradas devido às interdições.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.