O que se sabe sobre o projeto de VLT no Centro de SP

Em 2023, a prefeitura de São Paulo anunciou planos para implementar um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade, batizado de “Bonde SP”. Neste artigo, reunimos as informações sobre esse novo eixo de transporte, que promete modernizar a mobilidade na região central e impulsionar a revitalização urbana.

Trajeto

Os estudos preliminares indicam uma rede de aproximadamente 12 km, distribuída em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM. As duas linhas se encontrariam na Av. São João e teriam, ao todo, 27 estações de embarque. Em relação à integração com ônibus, destaca-se a conexão com os Terminais Dom Pedro II, Bandeira e Princesa Isabel, absorvendo a demanda das zonas leste, sul, norte e oeste da cidade.

O Bonde SP também passaria a acessar importantes parques e espaços públicos, como o Vale do Anhangabaú, Parque da Luz, Largo do Paissandu, Largo do Arouche, Praça da Sé, Praça Dr. João Mendes, Praça da República, Parque Dom Pedro II e o Parque Minhocão.

Características da operação

A rede contará com duas linhas, com tempo de percurso estimado em cerca de 45 minutos, velocidade média de 18 km/h e condução por um operador. Cada veículo comportará até 447 passageiros, operando das 6h à 0h, com nove trens em circulação. As linhas terão 13 estações cada: a linha vermelha cobrirá principalmente as áreas da Santa Ifigênia e Bom Retiro, enquanto a linha azul atenderá o entorno da República e da Sé, com operação nos dois sentidos. Os trens terão cinco carros.

Divulgação

Previsão de inauguração

A inauguração do Bonde SP está prevista para 2027, conforme divulgado na 30ª Semana de Tecnologia Metroferroviária.

Status atual do projeto

A prefeitura abriu um chamamento público para a realização de estudos que irão auxiliar a gestão municipal a firmar uma parceria com o setor privado para a construção e operação do VLT. Ainda não há prazo para o lançamento da licitação.

Divulgação

Recursos do PAC

A prefeitura recebeu indicação de liberação de R$ 1,4 bilhão para o VLT por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A informação foi confirmada ao secretário municipal de Governo, Edson Aparecido, pelo ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, durante a COP28.

Local do pátio

De acordo com a apresentação “Bonde São Paulo – Projeto de regeneração urbana orientada pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)”, realizada no Instituto de Engenharia, o pátio poderá ser construído na Rua Prates, em Bom Retiro, no Complexo Prates.

Esse espaço abrigará a frota de 22 trens, além de suas manutenções, e poderá também contar com um edifício do “Projeto Estratégico Prates” para habitação de interesse social.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.