Quantos trens serão necessários para as extensões da Linha 17?

Nesta terça-feira, o governador Tarcísio de Freitas anunciou que pretende avançar com os projetos de duas extensões da Linha 17-Ouro.

O segundo trecho ligará as estações Morumbi e São Paulo-Morumbi, com cinco novas estações: Panamby, Paraisópolis, Américo Mourando, Estádio Morumbi e São Paulo-Morumbi.

Já o trecho entre Vila Paulista e Jabaquara contará com mais cinco estações: Vila Paulista, Vila Babilônia, Cidade Leonor, Hospital Saboia e Jabaquara.

Fonte: Metrô de SP

Segundo Roberto Torres, gerente de empreendimentos da Linha 17, em entrevistas a sites especializados, como o Via Trolebus, serão necessários mais 12 trens para completar a frota da linha.

“Serão 26 trens no total. Este pátio tem capacidade para atender toda a linha. Estamos construindo, ao lado da subestação primária da Viamobilidade, uma subestação exclusiva para esse trecho, e no futuro teremos outra subestação para os trechos de expansão”, explicou.

Para o trecho em obras são 14 trens que estão em produção pela BYD. Apesar dos anúncios, ainda não há prazo definido para o início das obras dos trechos dois e três. Sobre o novo material rodante, o governo deverá promover uma nova licitação.

Confira a entrevista completa:

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.