Em entrevista à Rádio Arapuan FM, o prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), afirmou que já estão disponíveis recursos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
“Duas semanas antes do segundo turno, assinei o convênio de financiamento com a Caixa Econômica e evitei anunciar para não parecer apenas mais uma promessa, já que o VLT foi amplamente discutido. Mas asseguro à Campina Grande que vamos realizar esse projeto”, afirmou o prefeito reeleito.
Acordo com o Governo Federal
O sistema de VLT contará com uma extensão de 14,8 quilômetros de trilhos, integrando-se à Ferrovia Transnordestina. Recentemente, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Governo Federal e o município para dar início ao processo de implantação do VLT na cidade.
O ACT foi assinado em julho pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília. Segundo o ministro, esse acordo permite o avanço dos estudos necessários para viabilizar o VLT o mais rápido possível. “O projeto do VLT certamente contribuirá para o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida. A linha percorrerá uma área essencial da cidade, sendo fundamental para melhorar o transporte coletivo em Campina Grande”, destacou Renan Filho.
Áreas atendidas
O VLT atenderá áreas estratégicas, como os polos universitário, industrial, hospitalar, jurídico e comercial. A expectativa inicial é que a linha beneficie diretamente um quarto dos mais de 400 mil habitantes da cidade, mas com impacto positivo para toda Campina Grande. “Este é um marco importante para nossa cidade, e a expectativa em torno desse projeto é enorme”, afirmou o prefeito Bruno Cunha Lima, que participou do evento por videoconferência e agradeceu o apoio do Ministério dos Transportes.