Linha 16-Violeta terá quatro estações próxima a parques

O Governo do Estado de São Paulo, apelidou a Linha 16-Violeta do Metrô, futuro ramal em fase de projeto e estudos, como a “Linha dos Parques” e destacou quais destas áreas verdes são beneficiadas.

Com previsão de investimento na ordem de R$ 38,4 bilhões, o novo ramal ligará Abel Ferreira até a Oscar Freire, conectando com outras linhas do sistema metroferroviário.

No total serão oito integrações: Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire; Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos; Linha 14 Ônix, na estação Santa Marcelina; Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes; e com a futura Linha 19-Celeste, na Estação Jardim Paulista.

A projeção também de conexão com terminais de ônibus urbanos, com o sistema sobre trilhos e pneus, com um alimentando  o outro.
Saiba a seguir os parques que terão estações por perto:

– Parque da Aclimação com entrada pela Rua Muniz de Souza;
– Parque do Ibirapuera localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral;
– Parque Independência que abriga o Museu do Ipiranga e o Monumento à Independência e está próximo da Avenida Nazaré;
– Parque Ceret, que será atendido pelas  pelas futuras estações Anália Franco e Regente Feijó.

A Linha 16 está com o seu chamamento público aberto até o começo de dezembro, onde consórcios e empresas podem manifestar o seu interesse em desenvolver o estudo e projeto final para definir locais de desapropriações e estações.

O ramal será operado pela iniciativa privada, com uma concessão durante 30 anos, sendo oito para a sua construção e outros 22 de operação plena.