Passagens do cartão Top são negociadas pelas redes sociais

Venda de bilhetes metropolitanos pelas redes sociais

Pessoas estão comercializando bilhetes de transporte metropolitano em redes sociais, de acordo com uma postagem no Facebook.

Na publicação, um vendedor anuncia a compra de todo o saldo do cartão Top, utilizado para o transporte intermunicipal gerido pela EMTU, além de trens e metrôs. A postagem foi feita no grupo “DESAPEGA VARGEM GRANDE PAULISTA-SP“.

Reprodução: Redes Sociais

Passagens “mais baratas”

É comum observar a venda de bilhetes com preços reduzidos em estações de trem na Região Metropolitana de São Paulo. Indivíduos abordam passageiros antes das catracas (bloqueios de acesso) para oferecer os bilhetes.

Venda é ilegal

A compra ou venda de bilhetes é uma prática ilegal conforme previsto nas leis brasileiras. De acordo com o Artigo 171 do Código Penal: “Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.”

O que diz a Autopass

Em nota ao Via Trolebus, a Autopass informa que realiza diariamente um rigoroso trabalho de monitoramento e prevenção de fraudes no sistema de bilhetagem, e que nos últimos 16 meses levou ao cancelamento de 277 cartões a cada 30 dias, envolvidos em venda ilegal.

“Para isso é utilizada uma combinação de análise de dados internos e ferramentas antifraude operadas pelas principais empresas do setor de monitoramento e riscos em todo planeta. Há ainda uma parceria com as empresas operadoras de ônibus, com o Metrô e a CPTM que permite a troca de informações e o recebimento de alertas sobre incidentes de uso ou venda irregular de bilhetes e cartões nas estações e terminais”, diz as nota.

De junho de 2023 a setembro de 2024, ao cancelamento de 4.433 cartões por uso indevido. Esse número significa 277 cartões cancelados por mês nesse período. Também já foram removidos mais de 2.420 anúncios de vendas ilegais em marketplaces e redes sociais.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.