Via elevada da Linha 17 está 85% concluída

Durante a 30ª Semana da Tecnologia Metroferroviária, organizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (AEAMESP), engenheiros do Metrô revelaram atualizações sobre o progresso da Linha 17-Ouro do monotrilho.

No painel apresentado por Roberto Torres Rodrigues, engenheiro do Metrô e gerente de empreendimento da Linha 17-Ouro, foi informado que 66% das obras do trecho 1 já foram concluídas. A estação mais avançada é a Aeroporto de Congonhas, com 79% de progresso. A estrutura elevada, entretanto, está em um estágio ainda mais adiantado, com 85% de execução.

A expectativa do Metrô é que a linha entre em operação em 2026.

Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP

Testes com trens

O primeiro trem da Linha 17, que chegou recentemente, deverá iniciar os testes em 2025, aumentando gradualmente a extensão dos trechos testados ao longo do ano. Ainda em 2024, está prevista a chegada de uma segunda composição, com as doze restantes sendo entregues em 2025, totalizando uma frota de 14 trens fabricados pela BYD, que operarão entre as estações Morumbi, Washington Luís e Aeroporto de Congonhas.

Uma obra marcada por desafios

Iniciada em 2012, a construção da Linha 17-Ouro do monotrilho enfrenta uma série de obstáculos até hoje, incluindo a falência de empresas e construtoras incapazes de avançar com o projeto. A primeira empresa contratada para fabricar os trens, a Scomi, também enfrentou falência, o que atrasou ainda mais o empreendimento.

Fonte: Metrô de São Paulo

Raio x da linha:

– Terá 8 quilômetros de extensão;
– Deve atender a cerca de 93 mil passageiros por dia;
– Terá conexão com as Linhas 5-Lilás em Campo Belo e 9-Esmeralda em Morumbi;
– Há ainda projeto de extensão nas duas pontas: de Morumbi até São Paulo-Morumbi e de Washington Luís até Jabaquara. As extensões já foram confirmadas pelo governo estadual, mas ainda não há previsão de obras.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.