Cidade chinesa terá linhas de Metrô expressas com trens a 140 km/h

Chengdu, a capital da província de Sichuan, no sudoeste da China, se prepara para abrir duas linhas expressas de metrô. As linhas 17 e 18 devem ser inauguradas ainda este ano e serão operadas com trens em velocidade máxima de 140 km/h.

A 17 vai do leste de Vênus até Jitouqiao, onde se conectará à futura linha 9. Terá 26 km de extensão e nove estações, duas das quais serão elevadas e sete subterrâneas. Já a 18 terá 66,8 km de extensão, com nove estações de metrô e apenas uma estação elevada. A linha 18 vai para o sul da estação principal de Chengdu South até o aeroporto de Tianfu, onde haverá duas estações, uma servindo os terminais 3 e 4 e os terminais 1 e 2.

A CRRC concluiu a entrega dos 26 composições para a 18. Outros oito trens foram entregues para a 17, dos quais cinco foram comissionados. Todos os 54 operadores recrutados para operar as duas linhas passaram nos testes de avaliação.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.