Mulheres são maioria no metrô de São Paulo, aponta pesquisa

Estação Pinheiros - Metrô SPNo dia internacional da mulher acaba de ser divulgada uma pesquisa pelo Metrô que, a maioria dos passageiros transportados pela companhia são mulheres, cerca de 58% dos passageiros.

O sexo feminino ultrapassou o masculino nos trens em 2008, quando chegou a 54% do total. Desde então aumentou a proporção, até chegar aos 58% no ano passado.

A pesquisa “Caracterização socioeconômica dos usuários e seus hábitos de viagem” é feita de dois em dois anos e serve de base para o planejamento, campanhas e comercialização de espaços nas estações. O estudo completo ainda está sendo concluído.

Linhas

A linha que mais transporta o sexo feminino é a 2-verde, com 63% de passageiras. No ranking das dez estações que transportam mais mulheres são as Clínicas (71%), Paraíso (70%), São Joaquim (70%), Consolação (67%), Marechal Deodoro (66%), Vila Mariana (65%), Largo Treze, Belém, Vila Prudente e Brigadeiro (todas com 63%).

De acordo com o Metrô, o motivo principal para o fenômeno é o fato da rede atual atender uma área em que predominam os setores de serviços e comércio, “segmentos que incorporam maior número de representantes do gênero feminino”.

Na comparação dos hábitos de viagem, as mulheres costumam usar mais o metrô por motivo de saúde do que os homens. Na avaliação da companhia, isso ocorre “provavelmente por exercerem a função de acompanhantes ou cuidadoras”.

Por Renato Lobo, com as informações de Folha de SP

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.